O frade mais antigo da Província



Fr. Domingos Martins, frade Dominicano, de 87 anos, é a memória viva desta Província que, daqui a alguns anos, vai comemorar cinquenta anos de presença em Portugal.
Chamou-me ao seu quarto - vive no convento de Fátima - para lhe tirar algumas dúvidas de informática. Mas estas dúvidas foram entremeadas com histórias das origens. Por exemplo, fiquei a conhecer a origem da nossa casa da Fonte da Telha, onde costumo passar alguns dias na praia, em que, quando o fr. Domingos lá chegou, nem estrada havia e as casas dos pescadores eram em colmo! Quem pensa que a partir da idade da reforma só tem que esperar a morte ou passar a vida em passeios engana-se. Este frei aprendeu a trabalhar num computador há 10 anos, internet há dois anos, tem conta de email, passa o dia todo a trabalhar para o secretariado do Rosário. Há quatro anos atrás traduziu do latim as nossas leis que acabou num livro de 346 páginas.
Presto-lhe hoje esta homenagem porque é um homem sincero, frontal, que fez e faz muito por esta Provincia porque a ama. Eu que esperava resolver todas as suas dúvidas em 10 minutos, acabei por estar com ele três horas que foram uma delícia e passaram rápido...

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade