Reunião da Equipa de casais

Ontem foi a primeira reunião "a sério" da minha equipa de casais. Não vou como casal, não tenho par, mas como assistente de uma equipa de 6 casais, que se reúne uma vez por mês para estar juntos, rezar, partilhar e reflectir. Este ano decidimos ir aos fundamentos das Equipas de Nossa Senhora, que é um movimento de espiritualidade católica para casais. A reunião de ontem foi à volta do tema da "Equipa, comunidade cristã". Saber que somos humanos mas é Deus quem nos reúne, sabermos que aquele espaço é um ponto de chegada e de partida, que fortalece a nossa fé e o nosso testemunho. Falámos de um texto do século VI, de Santa Doroteia de Gaza, que falou assim da nossa relação com Deus e com os outros e que se aplica não só a equipas de casais:
" Suponde um círculo com um centro.
Imaginai que esse círculo é o mundo e o centro é Deus.
E os raios, os diferentes caminhos ou maneiras de viver dos homens.
Quando os homens, desejando aproximarem-se de Deus, caminham para o meio do círculo, à medida em que penetram no interior, aproximam-se uns dos outros ao mesmo tempo que de Deus.
Quanto mais se aproximam de Deus mais eles se aproximam uns dos outros.
E quanto mais se aproximam uns dos outros, mais se aproximam de Deus.
E sucede o mesmo em sentido inverso, quando nos afastamos de Deus.
É evidente então que quanto mais se afastam de Deus, mais se afastam uns dos outros, e quanto mais se afastam uns dos outros, mais se afastam de Deus."


Boa imagem e sugestiva metáfora para irmos avaliando a nossa fé e o nosso testemunho.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade