As datas de cada um


Cada um de nós tem as suas datas. De boa ou má memória vamos celebrando ou só lembrando o que tornou diferente o dia que nos marcou. Os casais têm uma data que nunca esquecem, ou mal vai se a esquecem: a do casamento. Nós, padres, por comparação, temos a da nossa ordenação. Mas não é da minha que hoje falo. Esperava que um amigo meu escrevesse no seu blogue sobre o dia da sua ordenação - passa hoje o 4º aniversário - mas até esta hora nada. E então, neste meu blogue, escreverei sobre o seu aniversário de ordenação. Creio que ele não me levará a mal.
O que cada um sente ao lembrar esse dia é mesmo pessoal e íntimo. O que eu senti não é o que outro padre sente ou poderá sentir. Mas acho que um sentimento comum é o de acção de graças. Dar graças a Deus porque tentamos, com muitas quedas mas também com a vontade firme de ser fiel, responder ao seu chamamento. Acção de graças porque, mesmo sabendo que somos frágeis, sentimos que somos um vaso de barro que Deus modelou e que colocou lá dentro um tesouro para partilhar. Acção de graças porque somos padres não para nós mas para os outros.
Um outro sentimento, este não posso garantir que seja comum, é o de pequenez. Não se trata de pseudo-humildade. Ao olhar para o nosso percurso, reparamos que, afinal, não somos tão fortes como pensávamos, tão fiéis como prometemos, tão humanos na conta em que nos tínhamos. Isso não nos faz desanimar nem desistir mas sim reconhecer a exigência que é renunciar a si mesmo.
O padre que hoje comemora o seu aniversário de ordenação é meu irmão, amigo e colaborador. Os dois tentamos dar conta dos cargos que nos deram. Umas vezes em acção de graças e outras em perdão. É assim a vida de todos, é assim também a nossa vida. Ao fr. José Carlos quero desejar-lhe, já o fiz pessoalmente, muitas felicidades. Que o seu trabalho apostólico seja fecundo e que a sua entrega seja para que o Reino de Deus cresça. E que a sua alegria e a sua pregação o ajudem na salvação das almas. Ad multos annos!

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade