Valência - para além do convento


Continuo a nao ter o querido til no computador que faz com que este texto nao fique bem acentuado. Finalmente, apesar de estar previsto, a reuniao que me fez vir a Valência terminou à hora do almoço (em Espanha o almoço é as 14h). Missa logo de manha cedo, só para nós, e depois conclusao dos trabalhos. Como disse ontem, vim substituir o meu Provincial numa reuniao de provinciais com uma agenda de apenas 10 pontos mas para durar um dia e meio imaginem o que nao se falou, o que se deicidou e o que ainda está por decidir. Mas concluimos, correu bem e, a esta hora só está um provincial aqui no Convento e eu, até amanha. Mas a tarde foi muito interessante porque foi fora do Convento! Durante a bendita sesta espanhola fui ao museu de belas artes, que amanha estará fechado. Nao é muito grande mas bastante interessante. Muitas pinturas de Sao Vicente Ferrer - é o padroeiro de Valência - e de outros dominicanos. Podemos apreciar aqui o Sao Joao Baptista de El Grecco, algumas pinturas Velásquez, como o seu auto-retrato, e uma exposiçao temporária de Nicolàs Borràs, um pintor valenciano ddo século XVI. Gosto, quando tenho tempo, de visitar os museus de belas artes das cidades onde estou. Depois, à vinda para o centro da cidade, vim pelo leito do rio. Há uns anos, por causa de umas inundaçoes, decidiram alterar o curso do rio. E para ocupar o seu leito tinham duas ideias: transformar numa avenida ou num jardim. Vingou esta segunda e temos aqui uns bons quilómetros de jardins, campos de desporto e a famosa cidade das artes e das ciencias com os edifícios de Calatrava e rodeados por outros que mostram uma cidade bem estimada, e bastante desenvolvida. Depois de dar uma volta pelas ruas do centro da cidade, juntei-me a outros frades que nos foram mostrar a parte moderna da cidade que é verdadeiramente emocionante. Houve ainda tempo para provar a especialidade valenciana - la orxata de xufa com fartons - que achei agradável. O jantar de hoje já teve nova configuraçao: além da comunidade chegaram os professores para amanha começarem o segundo semestre de aulas. Eu agora vou descansar. Amanha espera-me um dia longo com a viagem de regresso a Portugal.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade