Sexta-feira da Quaresma


Em todas as sextas-feiras do ano, a oração de Laudes começa com o salmo 50, conhecido como Miserere (Tem piedade). É um salmo penitencial, pesado, em que se pede a Deus misericórdia, o perdão dos pecados, um coração puro, uma renovação interior e uma vida nova na alegria da salvação... Na quaresma este salmo reveste-se de maior acentuação, como se fosse um grito da alma, aflita, necessitada do perdão de Deus.
Sexta-feira, dia da semana em que lembramos a morte de Jesus. Unimo-nos a Ele, que assumiu o peso dos pecados do mundo e que os cravou na cruz, libertando-nos assim do peso da consciência que ao longo da História vai reconhecendo a maldade praticada com Deus e com o seu irmão.
Hoje a cruz está plantada no calvário do mundo. Olhamos as imagens que nos chegam, as notícias que lemos nos jornais, as situações políticas e económicas esgotadas e olhamos também para a Cruz. E compreender que na cruz de Cristo, hoje, estão outros crucificados: os que sofrem. Por isso, também hoje é necessário pedir perdão a Deus não só pelos nossos pecados mas também pelos pecados que os grandes deste mundo cometem.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade