Tríduo - avaliação



Passou o Tríduo pascal. Desde que foi dedicada a igreja do Convento onde vivo que os dominicanos têm celebrado lá este grande mistério da fé. Antes, íamos celebrar ao Mosteiro do Lumiar porque o Convento não tinha um espaço celebrativo para celebrações destas.
Também desde o dia da Dedicação da Igreja que escrevo num caderno de capas pretas os principais acontecimentos que se lá passam e faço também uma avaliação das principais festas do ano litúrgico: Natal e Páscoa.
Acerca deste ano creio que foi um ponto de chegada quer em relação à afluência quer em relação à qualidade. Este foi o sexto ano que se celebrou a Páscoa nessa igreja. No fim da Vigília pascal várias pessoas deram os parabéns pela qualidade das celebrações. Também achei. Desde as leituras, os cânticos – este ano deixámos as tradicionais fotocópias para passarmos a ter um guião editado – o ambiente celebrativo à boa maneira dominicana, simples e sóbrio, criaram uma interioridade e uma intensidade que às vezes não se consegue.
Isto em relação às celebrações principais. Também este ano fizemos umas conferências sobre os mistérios da Eucaristia, morte e ressurreição. Também tiveram grande adesão e, ao estarem associadas às orações houve também bastante gente – nunca tivemos tantas pessoas – nas orações da manhã.
No entanto, o meu projecto para este ano não foi concretizado. O Convento conseguiu o máximo que tinha gizado. Não foi possível o ideal mas conseguiu-se o real, que foi bom.
Mas não é só obra do Convento e de quem nele vive. Temos um bom grupo (bom pela qualidade) que ajudam os frades a não terem tantas preocupações. Aqui tem que se lembrar quem coordena as leituras, os acólitos, quem ajuda no logística quer sejam as flores quer seja a distribuição das velas e dos livros de cânticos… A dividir por todos tudo custa pouco.
Quem ler este post vai pensar que foi o paraíso. Não, longe disso. Mas o menos bom fica mesmo só escrito no caderno das capas pretas. Pode ser que no próximo ano se consiga melhorar mais alguma coisa.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade