Liturgia da festa de São Domingos - III

A oração da manhã da Igreja tem o nome de Laudes. Uma palavra latina que significa louvores. São os louvores da manhã, os primeiros, endereçados a Deus, lembrando sempre a alegria da Ressurreição.
O ofício de São Domingos começa com o salmo invitatório, o salmo 94 que, em cada dia, nos convida ao louvor de Deus e à adoração. No dia de São Domingos este salmo é antecedido com a antífona própria, alegrando-nos em Deus, o Senhor dos Apóstolos, por ter a São Domingos como arauto do Evangelho.
O hino de Laudes, louva São Domingos pela sua vida e obra na Igreja. “Todo de Deus, no nome e na vida / amaste os teus irmãos e todos os homens. A verdade de Deus que ensinaste / é nova e edifica-nos”, canta a primeira estrofe.
Os salmos são os próprios das festas da Igreja, comummente chamados os do Domingo I. O primeiro salmo, o 62, canta os louvores de Deus, desde aurora, e as ânsias de Deus. A antífona que precede este salmo atesta-nos que “São Domingos era assíduo à oração, quer de dia quer de noite”.
Depois vem o cântico das criaturas, retirado do livro de Daniel. Um hino de louvor a Deus por parte de toda a criação. A antífona deste cântico ressalta, uma vez mais, a pobreza de São Domingos que, pobre em dinheiro mas rico na pureza e vida, graças á pobreza entrou no reino dos céus.
O terceiro salmo (149) é um hino de vitória. Por isso é um salmo de louvor (o terceiro salmo de Laudes é sempre laudatório, dando, por isso, o nome a esta hora) dos filhos de Deus. Nesta festa de São Domingos a antífona recorda-nos que ele mandava os seus frades a pregar recomendando-lhes que trouxessem no seu coração a salvação das almas.
Depois da salmodia, a leitura breve, tirada da Carta aos Efésios (3, 8-9), lembra que a São Domingos, à imagem do apóstolo Paulo, foi confiada a missão de anunciar as imensuráveis riquezas de Deus.
O Benedictus, cântico evangélico próprio desta hora, é iniciado com a antífona tirada do livro de Isaías, o mesmo texto que será lido na celebração da Eucaristia desta festa: Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz.
A oração final completa esta oração matutina de louvor a Deus pelo seu filho, Domingos.
(continua...)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade