Missões e missionários

Andava a adiar este post. Não o texto mas o conteúdo. Há uns meses recebemos em Lisboa, no nosso convento, dois irmãos, um de Espanha e outro da Venezuela, que irão em Janeiro para Timor. Depois de 500 anos, os dominicanos voltam a este jovem país. Eles são da Província do Rosário, uma província da Ordem exclusivamente missionária. Tenho-me interessado por Timor e tenho pena que não haja um português que os possa acompanhar, pelo menos por um pequeno período de tempo. Paciência.
Aqui em Santa Sabina voltaram a falar-me do assunto. Falei com um frade e uma irmã que estiveram recentemente em Timor, falámos do país, do seu (pouco) desenvolvimento, da presença dos e das dominicanas em Timor e vi muitas fotografias. Ontem fui almoçar ao convento da Província do Rosário, que está ubicado na mais importante e cara rua de Roma: Via dei Condotti. Não pensem que os frades se sentem mais importantes e sejam mais ricos que os outros. Aliás, quem passa na luxuosa rua nem se dá conta que há lá um convento. Um convento nem sequer era deles. Compraram, naquele tempo, aos trinitários, que não tinham vocações e tinham de vender a casa.
Agora é casa de estudantes e professores. E lá fui, para conhecer a casa e os frades. O Provincial estava a terminar a visita canónica. E como sabia que eu provavelmente iria lá, quis estar comigo para falarmos um pouco de Timor. Uma conversa francamente agradável e fraterna, em que tive ocasião de conhecer não só a história deste projeto mas também das várias presenças desta província no mundo oriental, especialmente particular e difícil na China. Ficou prometida uma viagem a Macau e a Timor.
No regresso, comentava com outro frade: cada vez mais gosto desta província. Sentem-se livres, úteis e gostam do que fazem.
Deixo aqui uma fotografia do lugar onde foram mortos os últimos dominicanos portugueses. Os timorenses anseiam pela sua chegada. Não para os voltar a matar mas, dizem eles, temos uma grande dívida a pagar.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade