São Domingos esteve aqui

Publicaram há uns anos, aqui em Santa Sabina, um roteiro dos "Milagres de São Domingos em Roma". É, de fato, um roteiro e, como São Domingos não fez muitos milagres, fácil de percorrer. Das outras vezes que cá estive visitei os vários sítios onde esteve São Domingos. Mas faltava-me um: Santa Maria in Tempulo. Talvez dos primeiros sítios dominicanos. Um mosteiro de monjas que São Domingos transformou em dominicanas. Ou seja, num dos encontros de São Domingos com o Papa Honório III, este encarregou-o de reformar os mosteiros de Roma, promovendo a vida regular e de observância. No tal roteiro pode ler-se a pequena introdução a este lugar: "São Domingos esteve aqui. Desde 1218 a 1221 São Domingos visitou muitas vezes este mosteiro. A narração que iremos ler (depois da introdução aparecem os respetivos relatos) informa-nos abundantemente das relações deste mosteiro com a atividade de São Domingos. O aspeto maravilhoso ou milagroso da trasladação da imagem da Virgem para São Sixto, é narrado pela beata Cecília ao dizer que querendo trasladar a imagem, esta voltava sempre ao seu sítio. Só a trasladação que fez São Domingos foi aceitada pela mesma".
Mas este mosteiro é importante não só por este milagre. Infelizmente hoje está fechado. Soube que agora é uma sala de atos civis, ou seja, casamentos. Apenas se pode ver por fora o que era a igreja do mosteiro. Foi aqui que São Domingos conheceu a beata Cecília, que pregava às monjas sobre a vida evangélica, que professaram pela primeira vez nas mãos de São Domingos, prometendo uma vida nova, de comunidade e obediência.
Como sinal de mudança de vida, São Domingos levou-as para um outro lugar, o convento que o Papa tinha dado aos frades, como primeira casa: São Sixto velho. Fica a cem metros de distância. Como mais tarde o Papa lhes deu Santa Sabina, São Domingos aproveitou a ocasião para as trasladar para este convento que os frades deixavam, bem como ao ícone de Nossa Senhora, de que fala o tal milagre.
Neste mosteiro de São Sixto aconteceram outros milagres. Aliás, no claustro encontramos a vida de São Domingos nas suas várias arcadas, desde o nascimento até à morte. Mas isso daria para um outro capítulo.

(Fotografias: em cima, a igreja de Santa Maria in Tempulo; em baixo, um dos quadros da vida de São Domingos: a sua ordenação presbiteral)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade