Exigência diária


Começou o ano há oito dias. Aos poucos a novidade vai-se dissolvendo, o "ano novo, vida nova" começa a não ser assim tão determinado e voltamos às rotinas, aos humores e às correrias do costume. Há uma exigência diária que se devia impôr, como quem faz desporto, ou corrige um mau hábito. O desleixe engorda e, na vida espiritual, engordar não é bom. Não é por acaso que São Paulo, numa das suas cartas, fala do atleta como modelo para o que poderíamos chamar "atletismo espiritual" (1 coríntios, 9, 24).
A tradição ortodoxa grega tem uma oração para começar o dia, em 14 pontos. Funciona como compromisso: Deus ajuda se nós nos ajudarmos (mesmo sabendo que muitas vezes Deus ajuda sem nós nos ajudarmos). Aqui os deixo, como oração de exigência cristã. Pode ser que Deus nos seja favorável e nos torne melhores. Se achar que é muito para um dia, reze um por cada semana. Sempre é melhor que nada.
1. Senhor, faz com que o meu dia seja bom e sem pecado.
2. Senhor, estende sobre mim a tua mão protectora e reforça-me no teu temor.
3. Senhor, dá-me paciência e discernimento nas provações.
4. Senhor, livra-me da ignorância, da cólera e da crueldade.
5. Senhor, livra-me da dureza de coração.
6. Senhor, livra-me das tentações.
7. Senhor, inscreve o meu nome no livro da Vida e dá-me uma boa morte.
8. Senhor, acolhe-me no meu arrependimento.
9. Senhor, não me abandones.
10. Senhor, dá-me sabedoria e humildade.
11. Senhor, dá-me paciência e doçura.
12. Senhor, livra-me dos falsos encontros.
13. Senhor, livra-me do esquecimento e da insensibilidade.
14. Senhor, que o meu coração receba o orvalho da tua graça.

(imagem: Caspar David Friedrich, Manhã nas montanhas, 1822)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade