O retiro em Lamego

Algumas pessoas perguntam-me sobre o retiro de Lamego... que não escrevi nada...
Como deve ser fácil de concluir, o retiro faz parte da intimidade da vida do seminário... Por isso não poderei escrever muito sobre o que vivi. Com temor e tremor aceitei pregar-lhes o retiro. Era uma grande responsabilidade, pelo menos para mim.
Mas sim, para mim foi uma grande experiência pastoral, estar com aqueles que se preparam para serem padres. Cada um com o seu percurso, todos alegres e bem-dispostos, fez-me voltar aos meus tempos de seminário. A qualidade das celebrações, a exigência que estes rapazes fazem da sua vida, faz-me sentir por eles uma grande e profunda admiração.
Já a terminar o retiro, veio-me à cabeça uma passagem da oração sacerdotal de Jesus: "Faz que eles sejam teus inteiramente, por meio da Verdade; a Verdade é a tua palavra". É o que rezo a Deus por aqueles onze rapazes. E que Deus os guarde.
(Fotografia panorâmica da cidade de Lamego)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade