Trabalhos de Roma

Cá estou eu em Roma, há dois dias, para mais uma reunião da Comissão Litúrgica da Ordem.
Roma parece um forno... Temperaturas pelos 30 graus; à noite pelos 25.
Não apetece muito sair à rua mas também é muito sedentário ficar todo o dia no Convento. Um passeio no fim do jantar é saudável.
Os trabalhos decorrem com tranquilidade. De manhã reuniões plenárias e, á tarde, reuniões por grupos. O meu grupo, desta vez, é o da música. Estamos a preparar para o Jubileu de 2016 dois livros de música "dominicana": um com o repertório gregoriano da nossa tradição/espiritualidade e outro com músicas contemporâneas dos vários pontos do mundo. Ontem à tarde fez-se uma primeira selecção. Nenhuma música foi, para já, excluída, embora algumas deixem muitas interrogações. Nas reuniões plenárias, ontem foi dia de apresentação de trabalhos. Eu lá apresentei o livro dos Santos e Celebrações da Ordem dos Pregadores, valorizado e elogiado. Só trouxe 2 exemplares mas, da Cúria, já me pediram mais para os arquivos. O tema que nos vai ocupar durante as manhãs é o do Livro das Orações e Bênçãos da Ordem. Em princípio será o último trabalho da antiga comissão. Não fosse o calor e até se passavam bem os dias... Mas Roma, sempre inventiva, arranjou os gelados, que sempre refrescam.
(fotografia da cela de São Domingos. De acordo com a tradição, este era o quarto de São Domingos, onde muito rezava e trabalhava e pouco dormia. Agora é uma capela para oração privada. Diz a tradição que São Francisco visitou aqui São Domingos muitas vezes e que ficavam em grandes conversas espirituais... bons tempos!)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade