Cartas de amizade espiritual

Estou a terminar a tradução de umas cartas muito especiais e queridas na Ordem Dominicana: as cartas do Beato Jordão de Saxónia com a Beata Diana de Andaló. O cuidado e a preocupação de um pelo outro são sinais do que mais belo pode acontecer entre nós, humanos: a amizade. Ele, como Mestre da Ordem sempre a girar pelos conventos da Ordem e ela, no Mosteiro de Santa Inês de Bolonha, a rezar por ele. Sempre que ele tem tempo escreve-lhe uma carta, sempre com saudades e vontade de se encontrarem. Não temos as de Diana a Jordão; só as de Jordão para Diana.
Casualidade ou não, na semana passada enviei uma carta às Monjas de Lamego, elas estavam preocupadas com as decisões do Capítulo Provincial a meu respeito e, como não têm Internet nem conta de e-mail, teve que ser mesmo carta. Livrei-me de escrever à mão, actividade que pratico cada vez menos, excepto nas assinaturas e algumas notas. Caso contrário, tudo no computador.
Chegou a resposta. Publico-a aqui, para verem o que é este sentimento espiritual que une amigos e irmãos. Como diria o Beato Jordão se lhes respondesse, amam-me mais elas a mim do que eu a elas...
"Lamego, 21 de Setembro de 2013, 22.30h da noite. Iniciámos os «Santos Exercícios». Espero que nos «apague no seu santo sacrifício» a fim de que, neste «pequeno cenáculo» só resplandeça Jesus Cristo.
«Jordão Caríssimo», responderei depois à sua carta com mais pormenor. Por agora apenas para lhe manifestar que todas aceitaram ser suas "colaboradoras" na Obra missionária que a Ordem em Portugal depositou em suas mãos.
Obrigada pela confiança que lhe mereceu estes minúsculos seres pobres e ignorantes. Como já é tarde ainda tenho coisas na cozinha ficamos por aqui. Unidos no «Coração Eucarístico do Amado» e escondidos na «capa amorosa» de Nosso Pai Domingos.
Sua, sempre, Ir. V. e Comunidade".
 
(Imagens: em cima: Beato Jordão de Saxónia; em baixo: Beata Diana fazendo professão nas mãos de São Domingos)

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade