Oração de São Tomás de Aquino

No fim deste dia de São Tomás de Aquino, deixo aqui uma oração a ele atribuída "para ordenar a vida sabiamente". Rezo-a hoje, num trabalho de grande monta que tenho em mãos, e que terei de concluir proximamente. É agora a minha prioridade. Não estranhem se as ausências prolongadas... estou a tentar ordenar a minha vida sabiamente. Que Deus me ajude, o Espírito Santo me inspire e Nossa Senhora me proteja.

Concedei-me, ó Deus misericordioso,
desejar ardentemente o que vos agrada,
procurá-lo sabiamente
verdadeiramente conhecê-lo e cumpri-lo com perfeição
para louvor e glória do vosso nome.

Ordenai, Deus meu, a minha vida:
que eu saiba fazer aquilo que quereis que eu faça
e que o faça como é necessário
e conveniente para a minha alma.

Concedei-me, Senhor, meu Deus,
não desanimar na prosperidade nem na adversidade
Para num caso não me exaltar
e no outro não ficar abatido.
Que em nada me alegre
a não ser no que a Vós me conduz
nem em nada me aflija
a não ser no que de Vós me afaste
A ninguém deseje agradar
nem a ninguém receie desagradar senão a Vós.
Que as coisas transitórias
não tenham nenhum valor para mim, Senhor,
mas caro seja para mim tudo o que é vosso.
Causem-me tédio as alegrias em que não estais
e nada deseje fora de Vós.
Seja do meu agrado, Senhor, o trabalho feito para Vós
e aborrecido todo o descanso
que não seja em Vós.
Concedei-me, Senhor, dirigir sempre para Vós o meu coração
e nas minhas fraquezas
saiba chorá-las com propósito de emenda.

Tornai-me, Senhor meu Deus,
obediente, sem contradizer
pobre, sem desânimo
casto, sem perversão
paciente, sem murmuração;
humilde sem fingimento
maduro, sem ser pesado
ágil, sem superficialidade
temente a Vós, sem desespero;
verdadeiro, sem duplicidade
fazendo o bem sem presunção
corrigindo o próximo sem arrogância
e sem hipocrisia o edifique
pela palavra e pelo exemplo.

Concedei-me, Senhor Deus, um coração vigilante,
para que nenhum pensamento curioso me afaste de Vós
Um coração nobre para não o derrube
nenhuma indigna afeição,
Um coração recto, para que não o desvie
nenhuma má intenção,
Um coração firme, para que não o abale
nenhuma tribulação
Um coração livre, para que não o escravize
nenhuma paixão.

Concedei-me, Senhor meu Deus,
inteligência para Vos conhecer
diligência para Vos procurar
sabedoria para Vos encontrar
atitude para Vos agradar
perseverança para Vos esperar
e confiança para um dia, finalmente, Vos abraçar.
Concedei-me suportar já aqui como penitência as vossas penas
servir-me já aqui por vossa graça dos vossos benefícios
e gozar na pátria para vossa glória das vossas alegrias.
Vós que viveis e reinais
pelos séculos dos séculos. Ámen.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade