Preparar retiros

Uma das coisas que tenho vindo a perder ao longo da minha vida de padre são os retiros. Não por falta de convites mas por falta de tempo para os preparar. Mas a alguns tenho de dizer que sim. Pelo bem que me faz. Rezar o tema, prepará-lo, deixar-se levar pela Palavra de Deus e pelas intuições que dela saem, procurar nos livros (evitar ao máximo ir à net excepto se for mais rápido encontrar uma citação) aquela expressão ou aquela ideia que nos ajuda a arrumar e desenvolver o tema que se vai reflectir.
Amanhã vou pregar uma recolecção. Uma conferência de manhã, celebração da Missa, conferência à tarde e regresso a casa. Os temas vão ser dois: a dimensão sagrada do tempo e a oração e acção do discípulo missionário. Foi bom voltar a construir um retiro. Não sei que imagem usar, a do oleiro ou a do sonhador, que começa com uma ideia que levam a outras ideias e que constrói. Construir, interior e exteriormente, para que a vida exterior seja cada vez mais pequena e a interior cada vez mais alta.
Orate pro me!

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade