A primeira mensagem

Sai por estes dias, no seio da Ordem, o primeiro boletim da nova Comissão Litúrgica da Ordem. Traduzida nas três línguas da Ordem, e para mudar a perspectiva, optámos por um tema litúrgico-pastoral: a pregação. Eu lá tive que escrever a introdução, que cabe ao Presidente. Aproveitei também para apresentar a nova Comissão. Aqui deixo as palavras que escrevi para o nº 13 de InfoCliop:

No dia 14 de Julho o Mestre da Ordem, fr. Bruno Cadoré, instituiu a nova comissão litúrgica da Ordem. Esta nova comissão é presidida por mim, da província de Portugal, e dela fazem parte os seguintes membros: fr. David Caron (Province of St Martin the Porres, USA), fr. Thomas Moller (Province of Teutonia, Germany), fr. Dominik Jurczak (Province of Poland), sr. Ragnhild Bjelland. (The Dominican Sisters of Notre Dame de Grâce (Chatillon) Oslo), fr. Joseph Nguyên Van Hiên (Province of Vietnam), fr. Manuel Eduardo Solórzano Zerpa (Vicariate of Venezuela, Province of the Holy Rosary). Estes dois últimos irmãos foram nomeados como membros delegados.
Alguns de nós fazíamos já parte da anterior comissão mas, agora, o Mestre da Ordem pede-nos que colaboremos com ele para garantir a unidade da Ordem através da vida litúrgica. Além deste contributo mais geral, na Carta de Nomeação o Mestre da Ordem pede à Comissão que promova a vida litúrgica na Ordem, acompanhe o trabalho das traduções do Proprium Ordinis Praedicatorum, que informe a Ordem sobre as notícias oficiais importantes referentes à liturgia, que dê a conhecer aos responsáveis provinciais da liturgia o que diga respeito ao património litúrgico da Ordem, manter o contacto com os irmãos e irmãs encarregados da formação inicial e permanente das províncias no que diz respeito à vida litúrgica, que ajude a preparar o Jubileu da Ordem através de textos significativos publicados na Ordem e promover a pesquisa científica no âmbito da liturgia, no seio da Ordem.
Neste sentido, ao retomar a edição de Infocliop, boletim criado pela anterior Comissão Litúrgica, quisemos que este número fosse dedicado aquele que é o principal pilar da nossa vida dominicana: a pregação. Como nos lembrava o Mestre da Ordem, na última reunião da comissão, as nossas celebrações são públicas por causa da pregação e exigem da comunidade a alegria do acolhimento.
Assim, neste número, publicamos quatro artigos de irmãos nossos, a quem, desde já agradecemos a sua colaboração.
O primeiro, uma apresentação ao presente número de InfoCliop, feita pelo nosso irmão fr. David Caron, O.P., D.Min., da Província de St. Martin de Porres, E.E. U.U. e membro da CLIOP, com o título: “A alegria é uma tarefa interior com implicações no exterior!”;
o segundo, do nosso irmão Paul Philibert, O.P., teólogo e Promotor de la Formação Permanente da Província de St. Martin de Porres, EUA, com o título “Pregar a alegria do Evangelho: reflexões dominicanas sobre a Evangelii Gaudium”;
o terceiro, do nosso irmão Jorge Presmanes, O.P., D.Min., da Província de São Matinho de Porres, EUA, com o título: “A pregação como diálogo entre a fé a e cultura: uma perspectiva hispano-estadounidense”;
o quarto artigo, “Catequese litúrgica e as artes: uma resposta pastoral a Evangelii Gaudium”, da Irmã Mary Frances Fleischaker, O.P., D.Min., da Congregação das Irmãs, Dominicana de Adrian, Michigan, EE. UU.

Que a leitura destes artigos nos ajudem a perceber ainda mais profundamente o sentido da nossa pregação e que Santa Maria Madalena, a primeira pregadora, ajude toda a Família Dominicana a viver e a pregar o evangelho da graça que Cristo nos confiou.

fr. José Filipe Rodrigues, op - Presidente da CLIOP

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade