Vocações dominicanas

Vim a Sevilha nestes dias para trazer os postulantes que amanhã começam o noviciado e levar os noviços que hoje o terminam. trouxe comigomum aspirante que, Deus mediante, será noviço em 2016. Conclusão: as actuais vocações da Província de Portugal (Portugal e Angola) estão todas em Sevilha!
O Promotor do Rosário pediu-me umas pequenas palavras para publicar brevemente na Revista do Rosário. Escrevi estas linhas que partilho, pedindo que se unam à oração por estes e pelos que possam vir.

Diz-se que São Domingos, aos que queriam entrar na Ordem, pedia somente duas coisas: comunidade e obediência. Que significam estes dois pedidos? Que quem quer pertencer à Ordem dos Pregadores terá de ter o gosto pela vida comum (a mesma vida dos Apóstolos, sendo um só coração é uma só carne) e a obediência, antes de mais a Deus e à sua Palavra, para poderem exercer o ministério da pregação.
Quando oitocentos anos depois a Ordem dos Pregadores continua a pedir a quem nos bate à porta as mesmas exigências de São Domingos: comunidade e obediência.
Graças a Deus que a Província Portuguesa dos Dominicanos, com presença em Portugal e Angola, tem vindo a acolher jovens que, escutando a voz do Senhor, vão dando o seu sim e percorrem assim o caminho da fraternidade. Neste ano tivemos cinco noviços (2 de Portugal e três de Angola) e, em Setembro passado, começaram o noviciado em Sevilha mais cinco jovens vindos de Angola. Serão sempre poucos porque, como Jesus nos diz, a messe é grande, mas temos de dar graças a Deus, porque a Palavra que precisa ser espalhada pelo mundo, continua a ser anunciada por homens e mulheres que vivem para Deus servindo os irmãos.
Neste momento, temos, portanto, cinco frades estudantes, que vivem no Convento de Lisboa, onde iniciaram os seus estudos teológicos. Temos mais cinco em Sevilha, a fazer o noviciado, a temos já mais candidatos que procuram discernir a vontade de Deus a seu respeito.
Nesta partilha, pedimos a todos os leitores a vossa oração pelas vocações dominicanas. Boas e santas vocações, que tomem o Evangelho como regra de vida e o anunciem com palavras e com obras. E que a vida de São Domingos os inspire para serem, também eles, pregadores da graça de Deus.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade