João 13 vai a Fátima

Programada e preparada, começou hoje a primeira peregrinação a pé dos voluntários da João 13. Cerca de 30 pessoas, grande parte delas voluntárias na João 13.
Partiram hoje pelas 8h e a primeira etapa é até Vila Franca. No guião que se preparou escrevi um pequeno texto que aqui partilho:

Queridos amigos e agora peregrinos a pé em direcção a Fátima,
a Associação João 13 é, de nome e de facto, uma associação de voluntários. Não está voltada para si própria mas em função das pessoas mais carenciadas da nossa cidade de Lisboa, em especial as pessoas sem-abrigo. No próximo dia 6 de Outubro faz um ano que começámos apesar de, infelizmente, termos de ter suspendido. Mas Deus é Pai e é Grande. Certamente teremos em breve a confirmação de um novo espaço onde poderemos retomar a nossa presença no coração da cidade para servir quem vem ao nosso encontro.
Mas, como dizia, vamos a pé a caminho de Fátima. Esta é uma actividade da João 13 que envolve os voluntários não tanto na área da formação mas na da espiritualidade.
O símbolo que nos acompanha são dois pés que caminham na terra e onde se entrevê uma cruz. A primeira vez que o vi levou-me aos pés dos sem-abrigo. Eles que tanto palmilham a nossa cidade, a vaguear, à procura de apoio, de comida ou de abrigo. Nestes dias iremos fazer esta experiência de caminhar como eles fazem diariamente. O nosso caminho vai ser sagrado porque lhe damos um sentido e uma meta espiritual. Também a vida das pessoas que acolhemos são sagradas e nesta caminhada eles irão connosco, nos nossos pés e nos nossos corações.
Certamente que cada um de nós leva no coração uma intenção, um motivo que o faz ir a Fátima a pé. Peço-vos que juntem também esta intenção da João 13: que o Senhor nos conceda o espaço que tanto precisamos e voluntários dispostos a servir na gratuidade os que se aproximam de nós.
Desejo sinceramente que esta peregrinação fortaleça os nossos laços de união e amizade. Desejo que todos possamos fazer a experiência de Deus e, finalmente, desejo que os passos que vamos dar (cerca de 148.800!) nos encaminhem para o amor e para o serviço. Boa peregrinação.

Mensagens populares deste blogue

Oração para o início de um retiro

Regina Sacratissimi Rosarii, ora pro nobis

Degenerar com dignidade